h1

BLOG = RESULTADO DO MEU TEDIO!!!

09/09/2010

Eu contei num post abaixo sobre como minha vida esta enrolada com a mudança de apto. Semana que vem vamos colocar tudo num guarda-moveis e ir pra um apart-hotel. Da pra imaginar o quanto meu nivel de stress anda super elevado…

Como se nao bastasse isso, resolvi mudar de emprego no meio dessa confusao.

Quando mudei pra Australia, arrumei um emprego com segurança no trabalho em uma construtora. Sou formada em economia, e mesmo nao gostando da economia pura (isso eh, nunca tive planos ate hoje de trabalhar com analise economica 100% do tempo), nunca pensei que algum dia iria trabalhar com segurança e meio-ambiente. Mas como emprego é questao de circunstancia (e sorte!) agarrei a oportunidade que tinha na minha frente.

Nao que eu nao gostasse desse emprego com segurança, mas é que existem TANTAS areas mais interessantes no meu ponto de vista, que logo logo me senti desmotivada.

Por ter curso superior e falar mais de uma lingua (com meu misero conhecimento de frances pra leitura/escrita) varias portas se abriram rapidinho. O mercado de trabalho ainda é bom por aqui, apesar de que a intensa imigração nos ultimos anos tem tornado a concorrencia mais acirrada. O fato ainda é: quem é australiano e fez faculdade (mesmo que seja um curso de 1 ano..ou qualquer diploma decente) so fica desempregado se quiser… Pra estrangeiro nao é assim, mas com um pouco de humildade e sorte vc acha um emprego (nao significa que seja bem pago).

Entao, com a minha humildade (e sorte, de novo!) consegui trocar de cargo. As coisas nao tavam bem na area de segurança, e consegui trocar internalmente mesmo. Fui pra area de aquisiçoes de equipamentos e gostei. Nao foi bem um desafio, mas me senti em casa e aprendi bastante. Pude trabalhar com um time maior e com sistemas mais complexos.

Uma grande vantagem que os estrangeiros tem aqui é, vou repetir, a humildade. Se alguem me pede “Oh luana, vc pode ficar ali na recepçao rapidinho enquanto eu almoço?” eu geralmente digo “CLARO”, a nao ser que eu esteja atolada de trabalho (o que é bem raro por aqui). A resposta tipica de um australiano seria “nao, nao faz parte do meu cargo sentar na recepçao, desculpa”. Parece grosseria, mas é uma questao cultural. Acho que o nosso jeito brasileiro de estar bem-disposto(a) pode ser mal visto por alguns, mas no longo prazo eu juro que nosso jeito gera mais beneficios!

Foi assim que fui conquistando meu espaço. Mas tinha um enorme problema, que pode parecer ridiculo pra quem esta lendo: nao tinha o que fazer no emprego! vc deve estar pensando “mas como assim?”

Desde que eu cheguei aqui eu tenho o mesmo problema chamado “tédio”. Australiano tem fama de preguiçoso. Eu discordo, Australiano não é preguiçoso nunca, pois faz tudo de modo eficiente e sem muita burocracia…No entanto, 3:30 da tarde a galera começa a ir embora do trabalho. Isso é surreal no Brasil cara…nao existe! (soh se vc trabalha pro governo, mas mesmo assim tem um horario a cumprir).

Parece que as pessoas ficam em standby no trabalho. Se aparece coisa pra fazer ok, vc faz. Senao vc senta na sua mesa e fica no facebook. “E o que o chefe vai pensar?” O chefe provavelmente tambem esta no facebook, ou tomando café pela milesima vez. Isso pra mim é um conceito dificil de compreender. No Canada nao tinha moleza nao!!! No Brasil é raro ver moleza (soh alguns trabalhadores publicos…e nem vou generalizar porque tem trabalhador publico que rala).

Eu pensava que era um problema especifico de onde eu trabalhava. Nao pensei 2x antes de aceitar essa oportunidade em uma empresa maior. Pensei “vou estar super ocupada e o tempo vai passar rapidinho”. Quem disse? Estou no tédio, eu faço tudo de forma eficiente mas acabo rapido…e no resto do tempo fico pastando na minha mesa ou batendo papo com os colegas de trabalho.

Ontem reclamei (vcs devem pensar que eu sou maluca, mas soh quem ja passou por isso sabe o que estou dizendo) e foi entao que uma colega brasileira chamou minha atençao pro obvio: que eu vou enloquecer se nao aprender a relaxar, uma vez que 90% das empresas aqui são assim. Meu chefe nao aguenta mais ver minha cara na porta “tem algo pra eu fazer? alguma planilha…algo qualquer?” e ele diz “relaxa, vai la embaixo tomar um cafe”

Eh frustrante. So faz 4 dias que estou aqui..e ja disse que nessa empresa nova nao se trabalha as sextas feiras?

Como o ditado diz “a grama do vizinho é sempre mais verde”. FATO! Quem trabalha de mais quer moleza.. quem trabalha de menos quer ocupaçao.

Alguma sugestao de como posso ocupar meu tempo?

7 comments

  1. Ai, já passei por isso o pior é quando vc não tem nem mais o que ver na internet. Você pode passar o tempo criando posts pro blog, fazendo a lista do supermercado ou o que vai fazer pra jantar. haha. :)
    Beijão e boa sorte!


  2. Bruxa, não sabia desse seu tédio.
    Se estiver mesmo entediada manda email pra gente. Vou adorar falar mais com vc. Sumi daqui uns dias por causa da correria. Mas nao se preocupe, logo tudo vai se resolver e vc vai se adaptando novamente.
    Bjosss se cuida


  3. eu tbm ja pasei por isso sei bem como e heheh
    eu morro nos estados unidos a 4 meses
    e sempre estou entrando no seu blog…
    bjos


  4. hahahaha!!!
    Tem tanta coisa pra se fazer, Lu!!!
    Aprende a fazer ponto cruz… rsrs
    Tem tb cruzadinha, sudoku, scrapbook… rsrsrs
    Eu iria achar ocupação rapidinho! kkkkkkk
    Bjo


  5. Eu tinha o mesmo problema aqui no Brasil mesmo, nada para fazer durante o dia. Isso é péssimo, eu implorava por serviço, mais melhorou não sei porque.

    Parabéns pela nova conquista, e boa sorte.

    ^^


  6. Menina que post maravilhoso, super me identifiquei! Esse eh o terceiro comentario que faco no seu blog nessa tarde do trabalho exatamente pelo motivo do post: falta de servico! Moro no Texas, USA, e me sinto assim direto! hehe



Leave a Reply

