h1

Quarentena

12/10/2010

A Australia é um dos paises mais exigentes no que diz respeito a importação. Comida, animais, bens duraveis..nada escapa de ter que passar por sérias inspeçoes e, quem sabe, correr risco de ser destruido (no caso de animais, sacrificados ou mandados de volta pra casa). Eh obvio se voce pensar que o pais é uma ilha.. e qualquer praga ou doença que entrar aqui vai se espalhar loucamente. Se nao fosse uma ilha o ecossistema se equilibraria eventualmente…

Como se não bastassem as exigencias antes de sair do pais de origem, os animais tambem precisam se submeter a quarentena. Mas o que significa isso?

Significa que seu animal querido vai ficar confinado em espaços pequenos e sem poder ter contato com outros animais. O bicho de estimaçao vai sofrer supervisao constante e analises pra terem certeza de que ele é saudavel e pode entrar no pais sem causar qualquer dano.

Do momento em que meus pais decidiram mandar minha cachorra pra Australia até a chegada dela, foram tantos papéis, visitas ao veterinario, correria que ninguem imagina. E nao acabou ainda…ela esta em quarentena desde o inicio de setembro, e vai ficar mais duas semanas. 

Tivemos muita sorte pois como a Nina (cachorra) passou os ultimos 2 anos e meio no Canada, o processo foi relativamente tranquilo. Se ela tivesse no Brasil, a Australia não aceitaria a importação direta…uma vez que o Brasil é considerado um pais “contaminado” por doenças como a raiva. Quem quiser trazer seu animal do Brasil pra ca, tera que antes passar pelo menos 6 meses em um pais considerado “limpo”. No caso da America do Sul, acho que soh o Chile e o Uruguai estao na lista.

So pra ter uma ideia do processo

-Primeiro implanta-se um chip no cão, pra ele ser facilmente identificado. O cachorro nao pode ser filhote e nao pode ser muito velho (>13 anos mais ou menos). Deve ser castrado.

-amostra de sangue é coletada e mandada pra um laboratorio nos EUA pra analise

-Espaço no aviao deve ser reservado com a companhia aerea.

-Espaço na quarentena da Australia deve ser agendado com meses de antecedencia

Se tudo tiver ok o cachorro pode embarcar.

Como se nao bastasse tudo isso, 2 semanas atras eu recebi uma ligacao da unidade de quarentena falando que meu cachorro tava depressivo. Vale lembrar que da pra visitar seu cão quantas vezes voce quiser. Mas a quarentena fica em Sydney…e eu moro em Brisbane. Alem do mais, visitar o cachorro vai soh confundir a cabeça dele…

“Mas como assim ela ta depressiva? O que eu faço”!! desesperei. A soluçao recomendada foi que eu contratasse uma dog walker pra visitar a Nina todos os dias. Sai ligando pros dog walkers recomendados em Sydney e achei uma… Kristy

a Kristy tem sido um anjo. Visita a Nina e brinca com ela todos os dias.. e pra acabar com meu coração ela ainda me manda fotos

So quem tem cachorro entende!!!

3 comments

  1. Nossa, nem imaginava como isso era burocrático assim. Que gracinha a Nina correndo. Logo ela vai estar aí com vc!


  2. ohhhh Bruxa…que coisa chata isso com a Nina!
    Imagino que voce ta com o coraçao apertadinho ne! Mas em breve ela ta de volta e vai brincar muito com vc e o principe Cha cha Slide!
    bjoss


  3. Meu marido recebeu uma prpoposta de emprego irrecusável na Austrália e estamos em vias de mudança. Só que tenho um maltês q eh como um filho e so de ler seu post já estou chorando. Não quero deixá-lo no Brasil. Vou pesquisar mais sobre o assunto… Se puder me mandar um email, poderia tirar algumas dúvidas sobre esse assunto! Obrigada…



Leave a Reply

