h1

Uso da agua na Australia

12/10/2010

Por ter morado no Brasil e Canada, onde não existe problema de escassez de agua nos centros urbanos, nunca tive que pensar muito na quantidade de agua que eu uso. Eu nunca desperdicei, fecho a torneira quando escovo os dentes…mas nunca tive aquele controle no sentido de que minhas atividades diarias nunca foram afetadas por isso.

Na Australia é diferente. Aqui não tem agua em abundancia. Alias a falta de agua é um problema serissimo. A Australia até aceitaria mais imigrantes e incentivaria o crescimento das cidades se tivesse agua pra todo mundo. Infelizmente não tem.

Esses dias uma pessoa conhecida recebeu uma intimação do governo por ter usado agua em excesso. Ela tera que pagar $220 dolares e ainda se explicar formalmente diante das autoridades porque tem usado mais agua que o normal. Tudo porque aconteceu um vazamento na casa da coitada. “Mas e se ela nao se explicasse”????? Pagaria uma multa altissima proporcional ao uso que fez. Se nao pagasse iria pra cadeia.

Voce pode perceber minimas diferenças em um local em que existe escassez de agua. O vaso sanitario, por exemplo, é sempre assim. Tem dois botoes: 1) descarga normal; 2) descarga pela metade (quando vc faz xixi aperta esse..e soh sai um pouquinho de agua)

Outras restriçoes:

-Regar plantas e grama soh pode ser feito antes de 10 da manha ou depois de 4 da tarde, pra evitar a perda de agua por evaporação com o calor

-Mangueira sem aquela ponta que parece um spray é proibido, pois acaba tendo desperdicio

-Quem quer lavar o carro deve, de preferencia, coloca-lo sobre a grama…Pra molhar a grama enquanto o carro é lavado.

-nunca lavar a calçada ou a garagem com agua.

Porem este ano tem chovido TANTO como nunca choveu desde a decada de ’40. Eu pensei que as restriçoes de uso da agua iriam mudar. Nada disso.

Brisbane hoje de manha:

Dificil imaginar que tantos animais morrem todo ano por falta de agua, que colheitas sao perdidas e que o ganha pão de alguns é posto em risco pela seca.

2 comments

  1. Nossa, não sabia que aí era assim.
    Essa ideia da descarga é boa. Acho que até no Brasil deveria padronizar e seguir essa ideia.
    Bjossss


  2. aii meu Deus qnt mais vc fala sobre a austrália mais me apaixono, tenho enorme vontade de conhecer outros paises, mas como a austrália, não há igual! acho mt lindo! hihihi



Leave a Reply

