h1

Trabalhar na Australia (Parte 1)

26/11/2010

Vira e mexe algumas pessoas me perguntam sobre como é trabalhar na Australia, ou como fazer pra trabalhar aqui.

Escrevo pouco sobre isso porque faz só 11 meses que estou aqui, então não sou expert no assunto. Alem disso, é complicado fazer afirmações, ja que cada caso é um caso. A minha opinião reflete as experiencias que tive e os casos de pessoas que encontrei pelo caminho.

A Australia foi um pais levemente afetado pela recente crise economica mundial. Algumas pessoas perderam emprego sim, mas não se compara com o caos que aconteceu em outros paises desenvolvidos. So pra dar um exemplo real, varios projetos de oleo, gas e mineração localizados na America do Norte pararam totalmente com a crise. Ja na Australia não sei de nenhum projeto conceituado que parou totalmente (apesar dos projetos no geral terem caminhado bem lentamente). Não to dizendo que aqui não teve crise, mas com certeza a magnitude foi pequena pra quem ja tinha emprego.

Durante muitos anos aqui teve mais emprego disponivel do que profissionais. Até hoje é mais ou menos assim. Na minha empresa, por exemplo, se voce conseguir indicar alguem (amigo, ex-colega de trabalho) pra qualquer vaga disponivel e a pessoa for contratada e efetivada, vc ganha 1,000 dolares como recompensa. E olha que o pessoal reclama bastante, ja que varias outras empresas dão 2,000 ou 3,000 dolares. A realidade é que falta gente pra ocupar vagas e o pessoal de Recursos Humanos fica louco tentando recrutar e não acha profissionais adequados.

Mas é ai que mora o problema. Pra quem é novo, recem-formado, pouco qualificado ou querendo mudar de area, o buraco é mais embaixo. Quase ninguem te quer, e quando te chamam pra entrevista geralmente dão a vaga pra um australiano. O pais encostou as portas pra imigração durante esse periodo. Eu falo “encostou” porque não “fechou” de fato, só tornou ainda mais rigido e seletivo. Igual acontece na Europa (sabe quando mostram manifestaçoes de xenophobia na TV?) sempre que acontece uma crise, os primeiros a se protegerem e serem protegidos são as pessoas locais.

Pra começar, quem tem idéia de que vai chegar aqui e logo achar um emprego na sua area pode desistir. A experiencia adquirida no Brasil conta pouco. Eu dei sorte pois vim do Canada, onde tinha feito duas pós-graduacoes e trabalhado durante 9 meses. A experiencia adquirida em paises como Canada, Inglaterra, EUA conta um pouco mais (mas ainda assim conta pouco! ), uma vez que eles pensam que o modo de fazer negocios no Brasil é bem diferente do modo australiano (o que não é uma verdade absoluta na minha opinião…outra hora falo sobre isso).

No meu caso eu tive sorte extrema, ja que bem no inicio de dezembro de 2009 eu resolvi trocar de emprego no Canada e acabei conseguindo uma vaga super baixa e mal-paga, mas uma empresa global com escritorios em quase 40 paises. Infelizmente não pude aceitar a vaga pois o Charlie e eu decidimos no impulso vir pra Australia. Logo que cheguei aqui entrei em contato com o Recursos Humanos do escritorio local dessa mesma empresa e contei minha situacao. Eles me deram uma vaga qualquer de assistente, pelo fato de eu falar um frances funcional (ja que é uma empresa canadense e quase nenhum australiano fala frances..o frances foi meu diferencial)…e ai fui crescendo.

Caso voce seja da area de saude, pense duas vezes antes de vir pra ca. Conheço alguns latinos recem-chegados que eram dentista/enfermeiros/medicos no pais de origem e estão aqui limpando chão de alguma clinica ou hospital. Os que conseguiram bancar um estudo local acabaram conseguindo algo melhor. De qualquer maneira, o processo pra reconhecer o diploma é brutal, e mesmo depois de reconhecer é dificil arrumar um emprego decente, ja que mais uma vez eles pressupoem que o conhecimento adquirido em outros paises é diferente e não deve ser colocado em pratica. Outro dia fui no dentista aqui e a menina que segurava o sugador e ajustava as cadeiras (com um mau humor, por sinal..com razao)era brasileira. Dai ela me contou que era dentista no Brasil, formada em universidade federal, com pós e tal. É bem assim.

Se é de outra area e vem patrocinado pela sua empresa (isso é, vc ja vem empregado) venha com certeza. Se vc vem com a cara e com a coragem sem emprego, e conseguiu chegar ate aqui nos dias de hoje, significa que vc é muito qualificado e tem varios diferenciais. Como eu disse, o processo pra entrar aqui é muito rigoroso. Entao se vc passou por esse processo pode ser que vc de sorte e encontre um emprego medio. E como o custo de vida é altissimo, um emprego medio significa morar longe pra caramba e viver mais ou menos. De qualquer forma, é impossivel em 2010 chegar na Australia com um curriculo made in brazil e achar um bom emprego na sua area. eu diria que o melhor caminho pra trabalhar na Australia é vir pra fazer um curso ou pós na sua area. E dai as chances das portas se abrirem pra vc aumentam bastante. E ai só resta ter boas conexoes, varios diferenciais no curriculo e muita sorte.

10 comments

  1. Adoro os posts sobre Austrália, ainda mais porque vou em Janeiro estudar inglês em Gold… Apesar do blog não ser voltado pra isso, eu sempre gosto. Mas tirando a Austrália, também adoro os outros posts, sempre leio, só não tenho o costume de comentar, na real dos poucos blogs que leio, tenho o mau costume de só observar de longe e não mostrar as caras haha, mas te add no face esses tempos já… Mas parabéns pelo blog!!! Beijos


    • Oi Mila, que bom saber! sempre me da a louca de mudar o enfoque do blog… posto sobre o que vem na telha!
      Vou fazer alguns posts sobre Gold Coast tambem :)
      Bjo!!


      • Ola…achei os seus posts bem intencionados, mas estao repletos de ‘bulls..s” (‘mer_as’). Eu acho que voce deveria conversar mais com os locais, pois nada do que diz e’ verdadeiro.Eu moro aqui ha 15 anos, e muitas amigas minhas conseguiram emprego na sua primeira semana de Australia nas suas respectivas profissoes. Se voce nao tem nada p/ escrever, nao invente, pois nao e’ a toa que todos chamam a Australia de paraiso terrestre!


      • engracado ne… Opiniao não é verdade absoluta.
        Quem é voce hein? Dona da verdade?
        Voce por acaso conheceu as mesmas pessoas que eu conheci, passou pelos mesmos lugares, presenciou as mesmas situacoes?
        Opiniao é igual bunda, cada um tem a sua…


  2. Ah também adorei o post. Imagino que deve ser bem verdade mesmo. Aqui se vc nao tem experiência vc nao consegue nada, sem boas indicações, mesmo formada e com pós graduação, imagina na Austrália ou em outros países?
    Bom que vc tá bem e, acima de tudo, feliz aí.
    É uma boa fazer uns cursos por aí hein? estudar mais um pouquinho rs
    Bjoss
    Com Deus


  3. ‘ Adorei o post !


  4. […] comecei a série de posts sobre trabalho na Australia (aqui), eu mencionei o quanto falta mão-de-obra por aqui. Faltam trabalhadores pras mais diversas areas […]


  5. Oi, meus parabens pelo seu blog, apesar de eu so olhar sobre trabalho na australia, gostei muito apesar de ficar um pouco preocupado, e ajuda para diminuir as surpresas ou estar bem preparado.

    Eu estou com planos de em 1 ano ir trabalhar em outro pais, no caso a australia. =)

    Eu sou formado na area de TI, tenho experiencia de 2+ anos (hoje), trabalho em uma multinacional, e TI eh igual no mundo todo e tenho 23 anos (relativamente novo), acredito que isso seja um diferencial para mim.
    Sabe me dar algumas dicas mais especificas para diminuir ao maximo as chances do acaso ? Se pudermos conversar via email, gtalk, msn eu prefiro rsrsrs. =-)

    Nao gostaria de chegar ai e limpar chao, rsrsrs. Fiquei um pouco preocupado com o seu post, sabe me dar mais informacoes para diminuir ao maximo as chances de dar errado ? rsrsrs, se puder me dar uma ajuda eu agradeco muito.

    Eu ja estou juntando dinheiro e planejando a viagem.


    • Oi Bruno,
      O campo de TI aqui é muito bom, e é o tipo da area que vc nao precisa “Reconhecer diploma”. É só provar que sabe fazer.
      Bom, no seu caso vc pensa em vir com que tipo de visto? Se vc ja chegar com visto de trabalho vc pode ir aplicando pra empregos antes mesmo de sair do Brasil. Se nao pintar nada, o ideal é vc começar algum estagio nao remunerado quando chegar aqui e… dai arrumar emprego é batata quando se tem experiencia local.
      Se vc vier com visto de estudante, ele te permite trabalhar 20h semanais, o que nao da pra arrumar empregão, mas tambem ja da pra fazer estagio nao-remunerado no começo


  6. […] australia, e eu fiz uma mini-serie com informacoes muito basicas do dia-a-dia no trabalho por aqui. Trabalhar na Australia (Parte 1); Trabalhar na Australia (Parte 2); Trabalhar na Australia (Parte […]



Leave a Reply

