h1

Acordar Cedo

28/03/2011

Uma caracteristica generalizada dos australianos é que eles gostam de acordar cedo. Bem cedo. O expediente começa formalmente as 8, mas as pessoas começam a chegar no escritorio a partir das 5:30 da manhã por escolha propria. Parece loucura, mas é uma daquelas coisas culturais que vc não entende, apenas aceita. E responder email as 4:30 da manhã é bem aceitavel e comum, uma vez que nesse horario varias pessoas ja estao no trem a caminho do trabalho com o Blackberry ou laptop na mão.

O ruim nesse caso é que fui obrigada a me adaptar rapidamente, e o processo foi sofrido. Isso porque acordar cedo não é uma qualidade intrinseca a minha pessoa. Faço todo esforço pra chegar no trabalho as 7 da manha, e volta e meia sou a ultima pessoa do departamento a entrar no escritorio. Por sorte temos varios americanos aqui, que, por coincidencia ou não, são os que normalmente chegam depois de mim. Não pense que isso acontece só no fim do mes quando tem trabalho acumulado. É todo santo dia.

Os motivos sao os mais variados. Aqui em Queensland, por exemplo, nao tem horario de verão e o sol sempre nasce cedinho antes das 5 da matina. Muita gente acostumou a acordar com o nascer do sol, mesmo porque grande parte dos australianos foram criados em fazendas e estao acostumados desde cedo com o batente começando nesse horario. Outro motivo é que quase todas as lojas fecham as 4:30 ou 5 da tarde, entao é vantagem começar e terminar cedo pra dar tempo de ir ao supermercado antes de voltar pra casa. E sem contar que a temperatura de manha cedinho é perfeita, uma boa maneira de fugir do calor insuportavel que começa la pras 8am.

Em contrapartida, quase não ha trabalho no mundo que faça um australiano ficar no escritorio depois das 5 da tarde. Em casos extremos ja vi ficarem ate mais tarde, mas aconteceu quando o bicho tava pegando feio e era caso de vida ou morte. Mesmo assim na minha empresa as horas extras são pagas e muito bem pagas.

Quer ver um australiano fazer cara de espanto? É só eu contar que no fim-de-semana eu gosto de dormir até 9 ou 10 da manhã. Uma colega sempre brinca dizendo que eu tenho um disturbio do sono, pois nunca ouviu falar em alguem acordar tarde assim, mesmo que saia tarde pra balada na noite anterior. As pessoas acham que estou desperdiçando meu dia.

Mas estou vivendo e aprendendo. De tanto acordar cedinho no meio de semana, agora tenho aquele problema de idade avançada: o relogio biologico faz vc acordar no mesmo horario no fim-de-semana. Quero voltar a dormir ate tarde e recuperar minhas horas perdidas de beauty sleep. Acho que esse processo é irreversivel. Estou condenada a acordar cedo pro resto da vida.

5 comments

  1. ahauhauhahuah nossa não tem nada melhor que dormir até as 10 , 11 hs no final de semana! Mas meus dias de acordar tarde estão contados. No novo emprego o horário é de 7:30 as 16:30hs (algo muito exótico para nós brasileiros), porém é em outra cidade né.. Daqui a pouco estarei que nem você rsrs e sei o quanto o período de adaptação é árduo…


  2. Sei como é essa escravidão. Minha vida toda estudei num colégio super rígido. Entrava 7h e se desse 7:01h não entrava mais! Então eu acordava 5:45h, pra me preparar lentamente [demoro pra me arrumar], pra não pegar engarrafamento e chegar a tempo. Isso me fez ter um relógio biológico que por anos não acordava mais de 8h. Os cinco anos de faculdade a tarde e eu acordava todos os dias, no máximo 8h. Hoje [desempregada, preciso da OAB] meu record é 10h, aos finais de semana! Não durmo a tarde pq não consigo =/

    Antes, achava a mesma coisa que seus amigos, que dormir é perda de tempo. Hoje tenho o pensamento que noite mal dormida envelhece e tento dormir o tempo que eu puder!
    ;)


  3. Desempregada ficou feio, parece que tenho família pra criar e que meus filhos estão passando fome ahahahaha Estou apenas “vivendo do PAItrocínio” ok!? ahahaha
    :*


    • heehe compreendo! depois de tanto estudo assim vc merece ne? Como vc conseguiu reverter e dormir ate as 10? eu acordo cada vez mais cedo, to entrando em desespero!!!


  4. Só até ás 10h da manhã??xD
    Por vezes ao fim d semana eu acordo as 14h..
    hahahaha



Leave a Reply

