Archive for March, 2011

h1

Restaurantes sem garçom

21/03/2011

Garçom/garçonete são profissoes raras por aqui. Restaurante com garçom é restaurante super fino. Vc só vai ter o privilégio de ser servido na mesa se pagar bem caro por isso.

Ja falei mil vezes sobre a falta de mão-de-obra, e sai carissimo pra um restaurante ter garçons. Eles/elas ganham super bem, podendo chegar a 35 dolares por hora dependendo do turno e tipo de restaurante.

No inicio eu achava bem estranho. No Canada toda lanchonete de esquina tinha garçom. Eu tava mal acostumada com aquele estilo norte americano de ter alguem pra servir na mesa e sempre vir perguntar “ta tudo bem? quer mais alguma coisa?” (geralmente pra ganharem aquela gorjeta!). No Brasil então nem se fala no quanto os garçons são eficientes!

Aqui funciona assim; Vc senta, ve o menu e vai no balcão comprar sua comida.

E nao tem 1 garçom pra dar sinal. Quando sua comida fica pronta vc vai ao balcão busca-la ou, de vez enquando, o restaurante tem 1 garçom responsavel por levar a comida até as mesas.

E a mesma coisa pra bebida. Voce vai la no balcão de bebida (geralmente separado) pegar a sua.

Pra falar verdade eu acho otimo. Quando entro em um lugar com garçom logo penso no preço alto que a conta vai dar. E geralmente só frequento lugares com serviço de mesa em ocasioes especiais.

h1

Trabalhar na Australia (Parte 2)

20/03/2011

Quando comecei a série de posts sobre trabalho na Australia (aqui), eu mencionei o quanto falta mão-de-obra por aqui. Faltam trabalhadores pras mais diversas areas que vc possa imaginar. Outro dia vi na TV que um dono de um salão de estética tava ha 16 meses procurando uma recepcionista…e NADA! O cara queria pagar bem, não exigia muita experiencia..e mesmo assim nao achava um candidato decente.

As pessoas aqui geralmente são exigentes em relação ao emprego que escolhem. Pra quem tem experiencia é assim: Voce escolhe o emprego/empregador…ao contrario de lugares concorridos onde o emprego/empregador escolhe vc.

Aqui existem 4 tipos basicos de contrato de emprego:

-Full-time: Vc trabalha tempo integral e a empresa ou empregador paga seu salario (negociado pelo valor anual..Exemplo: 38 mil dolares por ano). Paga tambem sua superannuation (tipo aposentadoria), paga pelas suas ferias (20 dias por ano) e vc tem varios beneficios de plano de saude, descontos, etc. E o melhor: ninguem pode te demitir, a nao ser que seja por justa causa ou por falencia da empresa.Parece vantagem? A maioria das pessoas aqui odeiam esse tipo de contrato.

-Contratante: Vc tem um contrato com a empresa de X numero de meses, e é pago por hora (exemplo: 25 dolares por hora). Geralmente são 6 meses ou 1 ano, mas vc pode ser demitido a qualquer momento sem grandes explicaçoes. Não tem beneficios e nao tem ferias. Se vc quiser sair de ferias é só avisar o chefe e ir no dia seguinte. Vc não vai ser pago nenhum centavo alem das horas que trabalhou. Parece ruim? As pessoas aqui AMAM esse tipo de contrato. Porque? Pela flexibilidade de poderem sair quando quiserem. Porque tem varios empregos por ai e se vc cansar do emprego hoje pode dar tchau pro chefe no mesmo dia, sem a obrigaçao de dar aviso previo.

-Mistura de full-time e contratante: Vc tem os mesmos beneficios e salario anual de full-time, direito a ferias e plano de saude, mas somente durante o periodo do seu contrato. Quase ninguem gosta dessa opçao, pelo simples fato de que vc nao tem a flexibilidade do contratante e nem a segurança do full-time. Quando seu contrato acabar a empresa nao tem a obrigacao de renova-lo.

-Casual/Por hora: Vc é pago pela hora e pronto, geralmente pra trabalhos de tempo parcial. Nao tem contrato nenhum. Muito comum pra trabalhos como garçom e prestadores de serviço, que o horario de trabalho varia bastante.

Quando cheguei aqui achei bizarro que varias pessoas ao entrarem na empresa eram dadas 2 tipos de opcao: Full-time ou contratante. E os australianos quase sempre escolhiam contratante. Os estrangeiros escolhiam full-time. E é verdade que aqui quando a pessoa cansa do emprego ela sai no mesmo dia. Fascinante e ao mesmo tempo aventureiro. Mas nada que vc não se acostume depois de ver que realmente é uma diferença cultural, e pros ausralianos mudar de empresa é como trocar de roupa.

h1

Voce Usaria: Jaqueta Kimono

16/03/2011

Agora que as lojas no hemisferio sul estao começando a lançar coleção de outono/inverno, tenho percebido nas prateleiras varias jaquetas estilo kimono. Kimono é aquela roupa tradicional japonesa usada principalmente por mulheres.

As jaquetas kimono são soltas e bem largas, como se fossem um numero maior do que o tamanho verdadeiro. Geralmente bem coloridas, algumas acabam tendo aparencia de roupão de banho.

h1

Meu blog no amostrasgratis.net

15/03/2011

Oi Leitores,

O Marcelo, do site AmostrasGratis.net, fez um post dedicado ao meu blog. Estou super feliz e honrada.

Pra excelentes dicas sobre amostras gratis, confiram o site http://www.amostrasgratis.net

h1

Visita noturna

12/03/2011

Desde que mudamos pra casa nova, tenho ouvido uns barulhos bizarros vindos do jardim. Sempre desconfiei que tinha algum bicho grande passeando nos arredores da casa, mas nunca de fato vi nada.

Ate que um dia comecaram a aparecer umas fezes (bem nojento mesmo) no quintal..e na hora o Charlie identificou que era um Possum que estava rondando nossa casa. Mesmo assim nao vimos nada por semanas e semanas.

Os possums sao equivalente ao racoom americano, porem bem mais doceis. Possums nao devoram lixo e sao mais calmos. Mas por outro lado eles carregam doenca e nao é bom ter muitos por perto. Quem mora em casa baixa sempre reclama que os possums sobem no telhado e fazem festa a noite toda. Ainda bem que minha casa é bem alta e isso nunca aconteceu.

Entao semana passada finalmente vimos o nosso visitante noturno pela primeira vez

E desde entao ele tem voltado toda noite. Quando criei coragem fui la de fininho e tirei umas fotos com o celular.

 

h1

Leilão de um centavo?

11/03/2011

O noivo da minha amiga Luiza criou um site de leilão online muito legal! No OnBid voce pode adquirir produtos novos na caixa com desconto (TVs, notebooks, cameras, iPads, iPods, GPS, etc).

Não deixem de dar uma passadinha por la www.onbid.com.br 

E a Luiza tambem tem blog. Ela escreve sobre preparativos do casamento e outras coisinhas http://luizaeefrem.blogspot.com

h1

Bondi Beach – 2008

10/03/2011

Parece que foi ontem, mas muita coisa mudou desde a primeira vez que vim a Australia em 2008. Sinto como se eu fosse uma pessoa super diferente agora. Essas fotos foram tiradas no primeiro dia que pisei em solo australiano. Tinha saido de uma nevasca em Toronto e nunca me senti tao leve ao sentir aquela brisa de praia.

E quando desci do aviao eu só queria uma coisa: ver Bondi, a praia mais famosa da Australia! Posso dizer que Bondi nao é minha praia (literalmente) pra passar o dia. Mesmo assim é muito muito muito muito bonita.

Nem tente beber alcool em Bondi que vc vai se dar mal

Curioso que na primeira vez que fui a Bondi, fazer topless era permitido. E era nitido que as mulheres tavam passando muito do limite. Uma coisa é tomar sol sem a parte de cima do biquini. Outra coisa é um grupo de mulheres fazer yoga em plena praia sem a parte de cima. E isso que tava acontecendo nesse dia…….. e em 2009 o topless em Bondi foi proibido.