h1

Carteira de Motorista na Australia

14/04/2011

A minha jornada pra conseguir uma open licence fora do Brasil nao foi mole. Alias, foi uma novela. (A open licence é equivalente a carteira brasileira B).

No Brasil o sistema de carteiras de motorista é relativamente simples. Depois que vc passa no teste de rua acaba por ai. Tem até aquele negocio de “Permissao” por 1 ano, mas o esforço pra tirar carteira é muito menor do que em alguns outros paises.

Ja na Australia (e no Canada tambem), as carteiras de motorista tem categorias diferentes..e com isso restriçoes diferentes. Sao restriçoes em relaçao a o horario que vc pode dirigir, quantos passageiros menores de 18 anos pode carregar no carro, quantidade de alcool no sangue que vc pode ter, e, principalmente ao poder do motor do veiculo que vc pode dirigir! Isso é muito importante aqui e levado extremamente a serio. Uma pessoa que acabou de tirar carteira aqui nao pode nem pensar em dirigir uma caminhonete potente!

Geralmente vc passa pelos diferentes tipos de carteira..ate finalmente depois de uns anos (Geralmente 4 anos aqui em Queensland) chegar na carteira final, sem restriçoes (Open Licence). E até vc chegar na carteira final, é obrigado a mostrar na frente e na parte traseira do carro o tipo de carteira que vc tem.

 

 

A idade minima pra iniciar o processo de tirar carteira é 16 anos. Porem, depois de passar no exame de legislaçao, a pessoa precisa fazer um minimo de 100 horas de treinamento na rua (podendo ser auto-escola ou com algum amigo/membro da familia)..e soh pode fazer teste de rua apos 1 ano contando a partir do dia do exame escrito de legislaçao.

A vantagem é que soh de passar na legislaçao vc ja ganha uma carteira “L” (Learner), que te da o direito de dirigir contanto que tenha algum passageiro com Open Licence sentado no banco da frente (o banco de passageiro!).

Mas e o imigrante, como fica? Precisa passar por tudo isso?

Quem tem carteira Open Licence de paises recomendados (isso é, paises da Europa, Japao, America do Norte ou outros lugares) podem somente trocar suas respectivas carteiras pela carteira australiana. So basta pagar.

Infelizmente, estrangeiros que possuem uma Open Licence de outro pais (ex: Brasil e demais paises “desenvolvidos”) podem pular alguns desses passos, mas precisam passar pelo processo mesmo assim, incluindo legislacao e teste de rua. Eh chato e irritante, mas o motivo alegado é bem obvio: o Brasil nao tem o mesmo rigor da Australia em relaçao a carteiras de motorista e transito no geral. As regras de rua sao diferentes e, sem contar que ainda existe aquela historia no Brasil de alguns FDP que compram carteira.

E é ai que mora minha saga. Eu ja tinha uma carteira canadense, mas nåo era Open Licence. Era a categoria inicial cheia de restriçoes!…Entao nao consegui fazer a troca. Precisei passar pelo processo australiano de legislacao e teste de rua.

Digo que foi uma saga porque nao foi facil. Mas eu consegui! Sou habilitada agora em 3 paises diferentes! Alem de poder “trocar” minha carteira australiana em varios outros paises do mundo.

Minhas carteiras da Australia e Canada

Estou muito feliz! e isso tambem significa que com minha Open Licence nao preciso pagar taxas exorbitantes de seguro de carro!

 

8 comments

  1. Nossa…. quanta burocracia! Lembro bem que tirei minha carteira de motorista aqui no Texas em 3 dias. Sim, 3 dias!! Incluindo exame escrito e exame pratico. E olha que minha habilitacao do Brasil nao valia de nada aqui.
    Esse seu post me lembrou de um antigo chefe que eu tive no Brasil que era australiano… ele reclamou tanto do Detran, dizendo que o processo era longo e desnecessario. Mal sabia eu que de onde ele vinha era muito pior. Depois eh so no Brasil que tudo demora alem da conta. hehe


    • Oi Michelle,
      Eu ouco falar que o processo pra tirar carteira nos EUA eh super eficiente!! que bom!!!

      Americano dirige pra tudo quanto eh canto ne! :)

      O processo aqui era super facil ate 2007…mas a regra mudou. Ainda bem que o meu sufoco acabou!


  2. nossa que dificuldade! então nem pensar em comprar qualquer carro! =x

    pelo menos o transito deve ser mais tranquilo, sem tantos acidentes, vi num programa que no méxico, dá pra tirar carteira no supermercado, só precisa pagar uma taxa e por isso o transito lá é caótico!
    :*


    • carteira no supermercado? hehehee isso eu nao sabia!!!! LOUCURA!!!


  3. Oi Luana!
    Achei seu blog, e especificamente esse seu post sobre sua nova carteira de motorista da Australia, no Google.
    Tambem moro em QLD e estou pesquisando na internet se posso tirar uma carteira de motorista aqui.
    Tenho a minha do Brasil e ela só é valida ate jan/12.
    Nao sou Permanent Resident (PR) ainda, entao o pessoal do Departamento de Transportes aqui da minha cidade disse que so posso tirar a australiana qdo eu for PR.
    Estou num dilema. Minha carteira brasileira vence em breve e nao posso renova-la fora do Brasil e aparentemente nao estou habilitado ainda para iniciar o processo pra tirar a carteira de motorista daqui…
    Se voce tiver alguma sugestao pra mim, agradeceria muito!
    Ah, nao pretendo ir ao Brasil em breve, por isso a opcao de renovar la a CNH está descartada… rs


    • Eu nao sou PR e tenho carteira de motorista australiana.
      O processo pode ser iniciado a qualquer momento, independente do seu status imigratorio. Eu nao precisei comprovar visto nem nada disso. Vc soh precisa de 3 documentos: exemplo O passaporte em si, cartao de credito e Medicare (que eu tenho, mas muitos nao-PR nao tem).. Alem disso precisa de uma tradução juramentada da carteira brasileira e comprovante de endereço. Mais nada.
      Vc pode tirar sua carteira australiana sim


  4. Oi Luana!
    Que bom que sua resposta foi essa. Esclarece minhas dúvidas completamente. O pessoal do Departamento de Transportes aqui de Ipswich não me ajudou em nada quando perguntei. Disseram que não dava e coisa e tal (nem foi pq não entendi o que diziam já que minha noiva, que é daqui, estava lá comigo e confirmou que foi isso que disseram).
    Vou praticar a direção nos próximos meses e provavelmente no início do ano que vem eu comece o processo pra tirar a carteira daqui.
    Muito obrigado viu?
    Abraços


  5. Ah Luana, uma outra coisa… sabe onde posso encontrar um passo-a-passo dos testes que terei que fazer aqui pra tirar a carteira?
    Como você, tenho a minha brasileira comigo, então não sei se as informaçoes do site do Dpto de Transportes de QLD são válidas pra gente.
    Vlw de novo!
    xo



Leave a Reply

