h1

Onde foi que os americanos erraram?

19/04/2011

Uma coisa que eu não e nao gosto e não tolero é anti-americanismo. Esse discurso de “fingir” ou de fato nao gostar da cultura Americana é irritante. Se vc tem qualquer opiniao forte sobre qualquer nacionalidade ou cultura, guarde pra voce ou só conte para os intimos. Até porque ninguem fica por ai falando mal da cultura indiana ou russa, porque é errado.

No Canada eu entendia porque os canadenses falavam mal de Americano toda hora. O pais é tão americanizado e tão dependente dos EUA que as pessoas ficam buscando uma identidade propria. Mas ao mesmo tempo é a velha “dor-de-cotovelo”, ja que os canadenses cruzam a fronteira constantemente pra comprar, ver, comer, apostar nos casinos, e VARIOS, principalmente os mais ricos, imigram pros EUA em busca de um lugar menos frio e com taxas de imposto mais amigaveis. Quantos canadenses aposentam e vao morar na Florida? INUMEROS. Ja na hora de dar doces pras criancinhas no Halloween, muitos apagam as luzes, torcem o nariz e falam que não vão participar porque as “crianças tem que aprender que Halloween é coisa de Americano”. Mal percebem que tantas coisas boas que existem no Canada são mera copia do modelo de certas instituiçoes americanas.

 Os Estados Unidos são nada mais do que um exemplo de pais que deu certo. Tem diversos pontos negativos, assim como todos outros paises – e obviamente ja deu vexame em algumas decisoes relacionadas a politica internacional – o que não é suficiente pra “condenar” um povo ou cultura no geral. Eu ja conheci MUITO Americano gente boa, culto e super consciente do lado bom e ruim da nação deles – contrariando aquele estereotipo de Americano burro (como se nao existissem burros no mundo inteiro!)

Porque eu to falando tudo isso?

Eu sempre vou ao Starbucks. E agora que trabalho longe de um, continuo usando minha caneca do Starbucks. Dai ontem começou aqui no trabalho uma discussao/piadinha sobre o fato de que eu estou promovendo um negocio tao americanizado. Eu nao bebo Starbucks porque é Americano. Eu bebo porque gosto, e beberia se fosse indiano, brasileiro, sueco ou sul-africano. Nao interessa de onde veio.

Parece que falar mal de Americano virou modinha aqui na Australia tambem. Comecei a filosofar sobre isso e resultou nesse texto.

Advertisements

4 comments

  1. No Brasil entao a modinha eh velha… eu nao deixo ninguem falar mal dos EUA, assim como nao dixo ninguem falar mal do Brasil. Sao minha duas patrias e super me orgulho das duas.


  2. não me meto quando falam mal de outro país pq sou do tipo que se dou minha opinião e alguém é contra, vira briga pq quero dar a última palavra! aí pra não estender a conversa, prefiro não comentar! Só quando é do Brasil mesmo, aí não me seguro! Aqui no meu prédio tem uns japas bem abusados! qualquer dia acaba em briga!
    :P


  3. Concordo com sua fala. Nunca sai do Brasil, mas pretendo um dia conhecer muitos lugares pelo mundo afora. Adoro os EUA e acredito que há muita coisa boa nesse povo, pois eles são gente como nós, e erram e acertam, sonham e choram, agem com inteligência ou não, assim como qualquer povo, de qualquer nação. Não existe melhor ou pior, existem culturas diferentes e que devem ser respeitadas.


  4. Vi vários filmes e desenhos americanos falando mal do Canadá. Sempre achei que os americanos não gostavam do Canadá, não sabia que era o contrário. Os brasileiros vivem fazendo piada de português, seria dor de cotovelo também, pois Portugal é um país de 1º mundo.



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: