h1

Brasileiras são mulheres estressadas.

13/07/2011

Outro dia uma colega (tambem latina) e eu estavamos conversando sobre o quanto as australianas não estressam. Ela teve bebe recentemente e estavamos comentando sobre a atitude largada das mulheres aqui, o quanto é diferente do Brasil e America do Sul no geral.

E lendo o site da Veja hoje vi uma pesquisa que, entre mulheres de varios paises diferentes, as Brasileiras sao as 4a mais estressadas do mundo.. enquanto as australianas estão la embaixo entre as que não estressam. Concordo plenamente. Porque sera?

Fiquei a manhã toda pensando no porque. Brasileiras tem algum motivo sequer pra ficarem estressadas? Quase todo mundo no Brasil paga um empregado pra limpar a casa, cozinhar, lavar o carro, consertar a casa. Brasileiras vao ao salão com frequencia, muitas fazem as unhas semanalmente. Muitas tem baba pra cuidar dos filhos. Como pode existir tanto estress?

E no meu ponto de vista, o problema do stress mora exatamente em tudo que mencionei acima. Poderia escrever um post gigantesco explicando o porque, mas resolvi dar um exemplo pratico.

Outro dia fui num restaurante chines perto de casa e vi uma cena que resume tudo que quero explicar sobre a atitude da mulher australiana e da cultura australiana no geral. Uma familia jantando na quinta-feira a noite: pai, mae, duas crianças pequenas e um bebe recem-nascido. As duas crianças estavam de pijama e sem sapato, andando pelo restaurante todo antes da comida chegar (com os pés pretos de sujeira). Os pais nem olhavam pra ver onde as crianças estavam. Enquanto isso tomavam uma garrafa de vinho e conversavam. A mulher estava usando moleton (sweatpants) e sandalia simples, cabelo preso no coque e sem nenhuma producao.

Quando a comida chegou, o pai colocou no prato das crianças: tofu, salada chinesa, pato assado e uma mistureba que veio no pedido.  A mulher continuou bebendo vinho enquando o pai chamou as crianças pra sentar. Cada um comeu sua comida e pronto. Depois foram embora. [Só pra deixar claro isso é um restaurante simples do bairro. Ninguem leva criança de pijama em restaurantes arrumados].

Fiquei pensando.. essa familia tem baba pra cuidar dos filhos ou alguma mordomia em casa? Muito provavelmente nao.

Essa mae fez as unhas recentemente ou escova no cabelo? Muito provavelmente nao.

Essa mae sofre com stress? Muito provavelmente nao.

Essa cena aconteceria no Brasil? Muito provavelmente nao.

Isso resume a mulher australiana.

19 comments

  1. O streess tem muito a ver com segurança… aqui, deixar a criancinha brincando sem tomar conta é perigoso demais!


  2. Simplesmente adoro quando voce faz esses post culturais comparativos. Acho que se um dia tivermos oportunidade de morar mais proximas seriamos amigas porque pensamos muito parecido. Adorei a historinha e, certamente, uma mulher que nunca morou fora do Brasil nao vai entender… porque cultura e pensamento critico sobre cultura eh algo que so se adquire qdo se sai de casa pra viver no mundo. Uma coisa que eu acho super engracado eh que todos no Brasil acham que eu sou uma coitadinha porque nao tenho empregada, nao faco unha toda semana, faco minha propria depilacao, quase nunca vou ao salao fazer nada no cabelo a nao ser cortar (essa arte eu nao pretendo aprender errando) e etc. O fato eh que eu nao me acho uma coitadinha… eh um estilo de vida diferente e nao sinto a minima falta das mordomias da classe media brasileira. Por outro lado acham que sou rica porque viajamos pelo menos 3x ao ano e porque semrpe fazemos coisas diferentes. As pessoas nao param pra pensar que o estilo de vida eh diferente e que fazemos opcoes diferentes pra poder viajar. Talvez se elas nao tivessem empregadas, nao fizessem as unhas semanalmente e nao vivessem no salao fazendo hidratacao sobrasse uma graninha pra viajar ou pra fazer outras coisas. Mas nao. Ter essas coisas desnecessarias esta tao ligado a cultura que elas pensam que todas as outras escolhas sao equivocadas. E eh ai que mora o perigo porque voce comeca a julgar o outro baseando-se nas escolhas que voce escolhe pra si e nao nas escolhas que o outro escolhe pra si. Enfim… o tema do stress passou longe do meu comentario… hahaha mas achei que o meu desabafo seria enriquecedor para a discussao. E sim, eu era muito mais estressada quando vivia no Brasil cercada de mordomias. E olha que eu nem era casada! : ) Acho que o homem latino tambem deve estressar mais a mulher!! Vamos combinar que ninguem merece marido que nao ajuda em casa neh? Parabens pelo post. Voltou a todo vapor! Bjs


    • Oi Michelle!!!

      Essa discussao vai longe..e esse stress da brasileira nao esta somente ligado a obsessao que as mulheres no brasil tem com a imagem.. Vc tem razao, mas tambem acho que outro componente é o conforto exagerado que os pais dåo pros filhos no Brasil. Na cultura anglo-saxa, os filhos saem de casa aos 17 anos e precisam se virar… No Brasil tem criança de 10 anos que nao sabe amarrar o proprio sapato porque tem empregada pra fazer… Dai quando essa criança vira adulta nao sabe como lidar com o stress normal da vida!!

      Vc bateu em outra tecla q eu sempre digo.. Nao gosto de generalizar, mas homem latino tem preconceito (e preguiça) de lavar chao, lavar roupa e cozinhar. Paciencia ne!!
      Como eu ja disse eu outros posts, eu gosto de cuidar da minha propria casa e cozinhar minha comida.. Quem nao faz ta perdendo. Eh muito bom botar nossa propria energia nas nossas coisas!!


      • Essa discussao vai longe mesmo! Sao varios motivos que deixam a brasileira estressada: situacao economica, transporte publico ruim, culto a beleza, educacao e por ai vai. Mas em contrapartida elas tem as mordomias que ajudam a relaxar, digamos assim. Comparando classe media com classe media, mulher brasileira tem bastante regalias.

        Eu tbm curto cuidar da minha casa e do que comemos, mas eh mais facil porque tenho um marido que colabora bastante pra fazer a minha vida mais tranquila. O homem latino eh outra discussao eterna!


  3. Lú… Que legal esse post.. adorei… realmente acho que as mulheres brasileiras preocupam muito no visual, por ex: eu não deixaria o meu baby descalço, nunca. E não conseguiria relaxar com eles por perto, além de que com 3 anos minha mae coloca coloca comida na boca dele, qdo digo – mae deixa ele se virar, ela me responde – coloquei comida na sua até seus 12 anos.. kk Isso faz com que os filhos se tornam dependentes dos pais, e os mesmos se stressam por bobeiras.. E vc como convive com diferentes culturas, pode tentar educar seu filho (qdo tiver) de forma, que stress o minimo possivel e dar mais liberdade e autonomia pra ele. Saudades amiga


    • Carliany, eu tambem tive muito mimo dos meus pais.. E acho que minha criacao foi excelente..mesmo com todas regalias eu me tornei uma adulta independente.
      Acho que quando eu me tornar mae vou acabar mimando meus filhos… porque é assim que fui criada!! Vou dar comida na boca…. quem sabe!!

      Saudade de vc!!!!!


  4. saudades Lu


    • Saudede de vc!!! Como ta o filhote?????!


  5. Claro que as brasileiras tem motivos pra ficarem estressadas e tem muita família que não paga ninguém pra fazer as coisas em casa e ainda continuam estressadas, eu acho sinceramente que não tem como comparar, ainda mais que aqui na Austrália as mulheres não fazem unha semanalmente e cabelo porque é um absurdo de caro até pra elas, será que se elas fossem morar no Brasil não começariam a se arrumar mais, porque além de mais prático é mais barato? ahaha e de onde você tirou que fazer unha e cabelo agora estressa? Isso é uma fuga pras brasileiras e um momento de paz e de prazer próprio, eu acho que desleixo não é sinônimo de felicidade, pra mim é porquisse. E outra as mulheres brasileiras se matam de trabalhar pra ganhar mixaria e os australianos não tem que se matar de trabalhar, deixa isso pros asiáticos, e outra que a maioria das mulheres do Brasil são pobres e aqui tá longe de ser um país igual ao Brasil cheio de mulheres pobres, mães solteiras. E outra quem cuida das crianças australianas? E como não tem mordomia? Eles pagam creche pra alguém tomar conta dos filhos deles que ficam o dia todo por lá e se o pai trabalha ou a mãe trabalha alguém fica com as crianças em casa, como isso ia acontecer no Brasil? Se pai e mãe não trabalham JUNTOS por lá vivem na pobreza e pior que o governo australiano paga semanalmente ajuda pra desempregado e ainda mais 5 mil pra cada criança que nasce, assim é mais fácil né não se estressar, não é verdade? Na real eu acho os australianos muito folgados e despreocupados, não tão nem aí e esse tá nem aí quem disse que é bom? Nada mais irritante do que o filho dos outros fazendo tudo o que bem entenderem por aí e aqui isso é muito normal, pra mim os pais são umas antas, porque eles não se incomodam, mas o povo em volta tem que ficar se incomodando e eu acho os adolescentes daqui muito piores do que no Brasil, esse jeito sossegado só cria filhos mal educados e na real as famílias aqui tão longe de parecer normais pra mim. No caso de que os maridos ajudam aqui é verdade, coisa mais normal é ver os pais sozinhos cuidando dos filhos por aí, isso realmente falta no Brasil e é um motivo a mais para as mulheres serem estressadas. O estresse das brasileiras não é só porque elas se preocupam com aparência e sim porque elas tem que lutar por tudo, porque elas são mais exigentes e não aceitam qualquer coisa, e outra não é qualquer casa que tem empregada e se você morasse no Brasil veria como está difícil conseguir alguém de confiança e que faça um trabalho bem feito, além de pagar alguém pra fazer muitas vezes tem que se estressar e fazer tudo de novo e eu acho que as mulheres não fazem sozinhas, porque NÃO TEM TEMPO. Eu posso muito bem falar, a vida no exterior é mais fácil que no Brasil, o trabalho “duro” é bem remunerado, o índice de pobreza é baixo, eu não acho que os brasileiros tem mordomia e ainda que as crianças sejam tão imbecis que não sabem nem amarrar sapatos, eu tive empregada a vida inteira no Brasil e elas nunca amarraram meus sapatos. E quem disse que os australianos lidam com estresse?? quando eles tem que lidar se tornam as pessoas mais imbecis do mundo e não sabem como resolver o problema, complicam tudo, sendo que o brasileiro acostumado com esse tipo de coisa tira de letra. É fácil falar quando não se vive mais no Brasil e não vive a realidade de lá. Antes de pensar que aqui você não tem mordomias porque é tudo muito caro, pense no quanto você não tem que ralar pra ganhar um mísero salário. E outra muita coisa aqui funciona, porque é país de primeiro mundo, não tem como não ficar estressado morando em um país igual ao Brasil. Sério em que mundo você vive? Acho que esqueceu da vida que levava no Brasil, olha eu adorava seu blog e as coisas que você escrevia, mas com certeza depois de tanta besteira eu só tenho que lamentar por alguém pensar desse jeito.


    • Obrigada por expressar sua opiniao, mas vc ta colocando palavras na minha boca…
      em alguns pontos eu ate concordo com vc, mas vc me atacou de graça, por coisas que eu nem falei


    • Nada a ver, haha, no Brasil nao tem gente folgada nao? Nem familias nao-normais? Em que ilha fantasia vc vive hein menina? Aqui onde eu moro ta cheio de gente nao-normal e perigosa… ambiente ruim demais pra cuidar dos filhos em certas regioes do brasil.


  6. Eu acabei pegando pesado e eu peço desculpas porque eu me exaltei, mas é que você está muito equivocada nesse seu post, porque as brasileiras não são estressadas porque tem mordomias e sim pelo contrário, elas são estressadas porque não têm. A grande maioria das brasileiras não pertencem a classe A, então tem que pensar com base na realidade!


    • Quando li a reportagem na Veja, o pensamento não-elaborado na minha cabeça foi: eu lavando roupa e louça toda noite, como faço normalmente..No Brasil eu teria uma faxineira.. E esse é meu unico stress atualmente, porque passo horas arrumando a casa. desculpa, mas esse é meu dia-a-dia.

      Dai surgiu uma linha de pensamento e fiquei tentando concluir porque as mulheres no brasil se estressam..
      Ate tinha feito uma listinha: violencia, falta de segurança na renda familiar, nao poder contar com a ajuda do governo, etc…

      Resolvi dar um exemplo do restaurante…de uma mãe largadona e talvez irresponsavel com os filhos… Foi só o “retrato” da mulher australiana. Nada mais. Nao quis falar que é melhor ou pior ser uma mãe desleixada assim…

      Vc leu nas entrelinhas do que eu escrevi… Vamos parar de “brigar” aqui e conversar normal, porque no fim das contas acho que temos ponto de vista parecidos!!!


  7. Quem foi que disse que no Brasil não tem gente folgada e não-normal Marcia? Quando eu me referi a essas coisas não estava comparando com o Brasil. Então a minha fantasia é brasileira, porque na realidade é lá que eu moro, eu sei quanto é perigoso e é mais um motivo para estressar as mulheres que não podem deixar seus filhos com qualquer um e ainda tem que trabalhar para sustentá-los, é ou não de se estressar?


  8. Gente… o post nao tinha intencao de ofender ninguem. Nao ha motivos pra se sentir ofendida.

    Muita paciencia, Luana. Muita paciencia pra voce. So nao deixe de escrever, por favor.


  9. “Quase todo mundo no Brasil paga um empregado pra limpar a casa, cozinhar, lavar o carro, consertar a casa. Brasileiras vao ao salão com frequencia, muitas fazem as unhas semanalmente. Muitas tem baba pra cuidar dos filhos. Como pode existir tanto estress?”

    Olha realmente acho q neste comentário não dá para concordar em nada…não passo fome, mas ganho somente o suficiente para viver e pagar as contas e só.
    Minha familia e a maioria dos meus amigos e amigas idem.
    A maioria aqui não tem empregada, nem fazem a unha toda semana.
    Pode ser q qdo uma garota é solteira e começa a trabalhar por volta dos 20 e poucos anos e não ajuda em ksa ela faça isso, mas qdo a mulher fica mais madura, vira mãe, acho q isso fica totalmente fora de contexto.
    Enfim se é a sua opinião e as pessoas q vc convivia aqui possuem esse nível de vida ok, mas q não reflete em nada a realidade da maioria brasileira.


    • Ok, eu deveria ter explicado melhor pra evitar mal entendimentos. Essa pesquisa foi feita com mulheres da classe media/alta que trabalham fora. Alias, a materia da Veja da como explicacao ao stress o fato das mulheres brasileiras terem a pressao de trabalhar fora e ganhar dinheiro, mas em um pais de cultura familiar bem forte… Isso é, essas mulheres brasileiras estao estressadas porque tem que ser super mulheres tanto em casa quanto fora de casa.


  10. Quanto comentários eihn Luana, quando não agradamos todo mundo as pessoas se sentem ofendidas… qdo não gosto de um comentário simplesmente não dou confiança, todos somos livres para escrever o que queremos e se não gostamos do comentário de outrem, não entrem no blog. Blog são comentários pessoais, aqui não é coluna social não… kkk Ainda bem que vc tem discernimento para ler tudo isso. é por essas e outras que brasileiras são estressadas… kkk. estressam até pelos comentários alheiam, realmente são culturas diferentes, lá ninuém dá confiança pelo o que o outro faz ou perde tempo falando que a pessoa tá errada. Indignada com tudo isso. Paciência Lú e não pare de escrever por essas e outras não…


    • hehehe falou tudo Carliany!! :) e olha que minha opiniao nem foi radical suficiente pra gerar polemica.
      Ja vi tanto blog por ai que mete o pau explicitamente no Brasil ou algum outro pais e tal.. ai sim gerar raiva e polemica
      Mas eu dei minha opiniao sutil e sem agressividade… Paciencia ne!!



Leave a Reply

