h1

Virgulas e Pontos da Matematica

20/07/2011

Dizem os pesquisadores de estudos linguisticos que fazer matematica em outra lingua é uma das coisas mais dificeis que existem. Isso porque a parte do cerebro que é ativada com o uso da matematica é a mesma do uso de idiomas, e o cerebro se sobrecarrega com o uso das duas ao mesmo tempo. Se essa parte cientifica é verdade ou nao eu nao sei, mas eu tenho uma baita dificuldade em fazer contas dificeis em ingles . é uma coisa que me aflige quando estou em uma reuniao importante, e começamos a falar de valores… meu cerebro começa a raciocionar a conta em portugues e eu perco a linha de pensamento. Por isso que quando surge o assunto valores ou dinheiro em reuniao, eu vou logo colocando os numeros no quadro ou em papel pra eu ter controle do ritmo da coisa.

E custo a me acostumar com as virgulas e pontos. Porque, por exemplo, se pensarmos na quantia SETE MIL E DUZENTOS DOLARES E SESSENTA CENTAVOS… Como vc colocaria essa quantia em numero?

E agora quando fui digitar esse quadrinho a cima fiquei confusa. Meu cerebro custa a entender e fazer certo, porque alem de fazer conta em outra lingua ser dificil, mas dificil ainda na minha opiniao é acertar as virgulas e os pontos da matematica.

Achei esse mapinha muito interessante. Os paises em verde usam virgulas pra separar casas decimais, e pontos pra separar milesimos. Os paises em azul fazem ao contrario. Vai entender porque! Adaptar ao diferente faz parte da diversao, assim como dirigir no lado oposto da rua (mao-inglesa/australiana)

 

5 comments

  1. Dirigir “do lado errado” deve ser o mais difícil!


    • tambem é muuuito dificil ser pedestre. Vc nao sabe pra que lado olhar!!!

      Mas agora depois de um tempo eu dirijo sem pensar… e se tiver que dirigir no brasil vou sofrer!!


  2. Eu passo pelo mesmo problema… mas agora to numa fase de misturar os dois. Acho que com o tempo o cerebro vai se acostumar a fazer contas em ingles tambem. Ja acostumei com tanta coisa que acho que essa sera mais uma e que eh apenas uma questao de tempo. Assim que cheguei aqui sentia dificuldade com as medidas de peso, temperatura, velocidade e etc, mas ja estou acostumada… tanto que agora acompanho meu peso em pounds e fico toda perdida quando alguem me da uma receita em que a temperatura do forno eh em C. Eh um exercicio diario.
    E os paises em vermelho e cinza no mapa?


    • Os paises de vermelho usam os dois tipos de numeração.. e os de cinza nao fizeram parte da pesquisa (eu acho!)

      Que bom! acho que adaptar tambem depende da idade.. nos somos novas entao é só praticar que acostumamos!

      Quanto a medidas eu acho dificil, porque..apesar da Australia adotar o mesmo sistema metrico/celsius/kg do Brasil, o pais foi colonia inglesa, e na pratica muita gente usa as medidas inglesas, conta pesos em pounds e coisas assim. Sem falar que muito dos produtos, receitas, livros vem dos eua ou inglaterra.. Entao a exposicao constante aos dois sistemas me confundem bastante..muito mesmo!!!!!


  3. tambem fiquei em duvida dos paises em vermelho!
    hahahah imaginei voce, viajando nas contas em ingles! saudades, bruxa!
    whatsapp me de vez em qdo!
    bjos



Leave a Reply

