h1

Trabalhar na Australia (Parte 3)

29/07/2011

Recebi uma pergunta semana passada de alguem que vem trabalhar na Australia perguntando como funciona  nas empresas o esquema de tirar ferias por aqui.

Ate receber essa pergunta nunca tinha parado pra pensar como funciona “tirar ferias” em qualquer lugar. De fato nao sei comparar muito bem com o sistema das empresas do brasil, pois minha experiencia de trabalho no Brasil eh extremamente limitada (quase inexistente). Mas pelo pouco que eu sei eh bem diferente.

Eu comecei no meu emprego novo 6 semanas atras, e ja vou sair de ferias por dez dias. Isso eh muito comum aqui.

Na teoria, na Australia, em um emprego tempo full-time (ja falei sobre as diferencas aqui) vc pode sair de ferias quando quiser e bem entender. Nenhum chefe pode te impedir a sair de ferias contanto que vc avise com pelo menos um mes de antecedencia – esse periodo varia de empresa pra empresa mas nao chega a ser muito longo. Eh mais uma formalidade do que uma regra.

Segundo a lei, um trabalhador full-time tem direito a 20 dias uteis de ferias por ano, que vc pode escolher usar na hora que achar melhor. Esses dias sao pagos, mas vc pode tambem tirar dias nao-pagos se a empresa permitir. No geral o esquema de ferias padrao funciona assim:

Pra cada dia trabalhado vc acumula uma fracao das suas ferias anuais. Por exemplo, cada semana trabalhada eu acumulo umas 18 horas de ferias, que eu posso usar quando eu quiser… Posso ate usar essas ferias amanha ou semana que vem se o periodo de aviso da minha empresa permitir.

E se vc nao acumulou horas suficientes e quer sair de ferias mesmo assim?

Existem duas opcoes. Muitas empresas permitem que o empregado fique com o saldo de ferias negativo em mais ou menos 10 dias. Mesmo nao acumulando ferias vc pode dar tchau pro chefe e se mandar. Eu por exemplo nao acumulei ferias suficiente, mas vou cair no saldo negativo. Desse saldo, vou ter metade das minhas ferias pagas, e metade nao paga.

E bem assim. Nada de ter que esperar um certo periodo pra poder sair de ferias. Pode soar estranho mas acho que funciona muito bem na pratica. Eu adoro a flexibilidade de saber que posso tirar dias de folga na hora que precisar.

Espero ter respondido a pergunta.

9 comments

  1. Gostei desse sistema!


  2. Que diferença hein, bruxa!
    eu ja vou fazer 2 anos de empresa e o maximo que consegui foram 10 dias…e mesmo assim com cara feia para mim!!!


    • ih Cris, e eu tambem fiz cara feia.. porque vc tirou ferias e nao veio me ver!!!!


  3. Aqui nos EUA eh bem parecido com a diferenca de que o tempo de ferias vai aumentando com seu tempo de empresa e o tempo de ferias inicial depende da sua negociacao quando voce eh contratado porque nao ha um tempo de ferias estabelecido por lei como tem no Brasil. Eu, como sou nova de casa, tenho direito a 10 dias uteis. O que eu acho mais interessante eh que sao dias uteis (nao contam os fins de semana) e que eu posso tirar a qualquer momento. Nao tem essa historia de ter que esperar 1 ano pra sair de ferias e ter que tirar 30 dias de vez ou tirar 20 e vender 10. Ate porque um trabalhador assalariado nao tem condicao de viajar direto por 20 ou 30 dias. A gente tira um dia aqui outro acola e assim da pra passear mais vezes ao ano. A dica eh sempre tirar ferias emendando nos feriados pra poder relaxar um pouco mais e fazer os dias renderem.
    Curti o post. Beijocas


    • que legal! infelizmente aqui, apesar das ferias aumentarem exponencialmente com o tempo de serviço, vc nao pode usar esses dias “extras” ate completar pelo menos uns 10 anos de empresa.. O que é super raro na Australia, nao conheco ninguem no meu campo.

      De qualquer maneira acho legal como o sistema permite que as pessoas saiam de ferias varias vezes ao ano! faz bem pra cabeça!!


  4. Aqui deveria ser assim tb… muito mais produtivo


  5. Aqui nao tem jeito, tem que esperar 1 ano e olhe lá!
    Voce trabalha em que aí?
    Conte mais sobre isso!!
    Bjãão


    • oi sharon,
      trabalho com compra de eqiupamentos pra projetos de gas e mineracao
      parece estranho mas eh bem legal!


  6. […] Muita gente cai aqui procurando informaçoes sobre como é trabalhar na australia, e eu fiz uma mini-serie com informacoes muito basicas do dia-a-dia no trabalho por aqui. Trabalhar na Australia (Parte 1); Trabalhar na Australia (Parte 2); Trabalhar na Australia (Parte 3). […]



Leave a Reply

