h1

Cobrar aluguel dos filhos. É justo?

31/08/2011

Atitudes que dizem respeito a cultura e maneirismos nao sao pra ser concordados ou discordados. Eu vivo elogiando o modo de pensar/viver dos australianos, mas tem certas coisas que eu nao faria igual. Nao significa que eu discorde. Só faria diferente, do mesmo modo que alguns australianos tambem fogem da regra.

Uma dessas coisas que eu faria diferente é cobrar aluguel dos filhos. Eu NAO cobraria. Tava digirindo pro trabalho hoje e ouvindo um debate no radio. O assunto do debate era “qual é a idade ideal pros filhos começarem a pagar aluguel pros pais?”.  Radical demais no meu ponto de vista. A discussao nem era sobre “cobrar” versus “nao cobrar”. Isso é, ja é esperado que os pais cobrem de qualquer maneira.

Durante o debate, grande parte acha que a idade certa pra cobrar aluguel é la pros 13 anos de idade. É essa a idade media que os australianos tem quando arrumam o seu primeiro emprego, geralmente casual… aquele emprego de 2 ou 3 dias por semana trabalhando em loja, pizzaria, cinema, aprendiz de salva-vida, etc. E logo nesse primeiro emprego ja é esperado que os filhos “doem” parte do seu salario pros pais como forma de compensar pela comida, moradia, roupa lavada.. PERAI!! E tudo para por ai ja, porque os filhos geralmente ja ajudam nas tarefas domesticas de qualquer maneira.  E é ai que mora meu ponto de vista. Se o seu filho de 13 anos, menor de idade, esta trabalhando nas horas vagas e ainda ajudando nas tarefas da casa, como assim cobrar do coitado(a) pra morar com vc? Seu proprio filho/filha que vc pos no mundo agora esta estudando e trabalhando dobrado (em casa e no emprego) e vc ainda toma o salario do coitad(a)?

Eu nunca cobraria aluguel de um filho/filha meu, a nao ser em situacoes extremas se o filho(a) for muito vagabundo e nao quiser estudar, trabalhar ou ajudar em nada.

Outros pais mais “bonzinhos” falaram no radio que acham que a idade correta pra cobrar aluguel é 18 anos. Só pra esclarecer, é essa a idade em que eles sao mais ou menos forçados a sair de casa. Se decidirem ficar, tem que pagar aluguel.  Mesmo assim eu discordo fortemente. Eu ja vi situacoes praticas em que essa “cobrança de aluguel” tem 2 consequencias negativas:

1)       afastar os filhos dos pais de maneira artificial, causando briga entre pais e filhos..Tipo: um dia vc é bem vindo nessa casa, depois do aniversario de 18 anos vc nao é

2)      Dar menos importancia pros estudos – isso varia de familia pra familia, mas algumas forçam a independencia dos filhos de tal forma que muitos filhos param de estudar, porque é mais facil se virar com um sub-emprego tempo integral do que conciliar faculdade com emprego meio horario.

De qualquer maneira, eu tenho uma visao aberta, e acho que cobrar aluguel pode sim ensinar pro filho o valor do dinheiro, mas acho que as consequencias negativas geralmente sobrepoem os beneficios. No fim das contas, cobrar ou nao cobrar depende do modo como a familia conduz e o tipo de pressao que é imposta sobre os filhos. Pensado alto eu acho que nuuunca cobraria. Eu nao sou mãe entao nao posso refletir tanto sobre o assunto. O que vcs acham?

8 comments

  1. que isso bruxa!!! to chocada!!!!

    fiquei imaginando a meus pais cobrando aluguel de mim!!!
    Tenho 27 anos e ainda quero ficar um tempinho na casa dos meus pais!!!
    No meu caso, por exemplo, desde que comecei a trabalhar eu tenho ajudar de alguma forma… hj em dia eu entrego o cartao alimentacao que ganho da empresa para o meu pai e pago do meu dimdim o almoco!! mas eu faço isso pq quero…meus pais nunca pediram e minha mae, alias, fica com dó pois eu tenho q pagar o meu almoco!
    Depende muito da cabeça de cada um!!

    essa cultura do filho ter que sair de casa com 18 anos eu sempre achei um pouco estranha….. nao concordo muito com isso!
    igual voce disse…pode ajudar o filho de um lado, mas tambem podemos ter efeitos completamente contraditorios!!!


    • eu fico horrorizada as vezes
      ajudar os pais depois que comecamos a ganhar nosso dinheiro eh natural. mas tem que ser de coracao, sem obrigacao…
      outro dia paguei uma viagem pros meus pais, achei muito legal poder dar algo grande pra eles pela primeira vez na vida
      Nao concordo com a maneira que os pais “expulsam” os filhos de casa. Mas nao vou generalizar nao, porque ja vi alguns (poucos) australianos com mentalidade brasileira de ficar em casa naturalmente

      Mas….. tem o outro lado da moeda. Quando os pais ficam velhos aqui os filhos mandam pro azilo (com s ou z, sei la).. Se vc expulsa seu filho de casa, eh isso que vai acontecer com vc quando ficar velho..


  2. Esse tema eh polemico… E eh muito dificil opinar sem ter filhos porque dizem que o modo de pensar muda muito apos ser mae/pai. Mas acho que tambem nao teria coragem de cobrar aluguel dos meus filhos nao. Acho que a colaboracao dos filhos com afazeres domesticos eh obrigatoria, mas se eles ja ajudam em casa e usam a grana do trabalho pra comprar suas proprias coisas e se divertir isso ja eh de bom tamanho. Imagina cobrar algo de alguem que eh tao intimo seu? Acontece o que voce disse ai em cima… no futuro os filhos nao sentirao obrigacao de cuidar dos pais e os enviarao pra um asilo (acho que eh com S). Eu comecei a ajudar em casa desde o meu primeiro emprego e a ajuda foi crescendo na medida que o salario foi crescendo tambem. O mesmo pro meu irmao que ainda mora com meus pais. Mas por vontade propia. Hoje, nao moro mais com eles, mas ajudo de outras formas…
    Por outro lado, a cada dia cresce mais o numero de adultos independentes, na faixa dos 30 e estaveis economicamente que ainda moram com os pais. Parece que eles querem sugar o maximo possivel dos pais enquanto podem… Tenho uns amigos no Brasil nessa situacao. 30 anos, bom emprego, salario legal, carrao, festa todo fim de semana, mas ainda moram com os pais e nao ajudam em nada dentro de casa. Conheco dois que ainda exigem que os pais paguem os cursos de especializacao deles e ainda comprem roupas. Ai tambem nao da neh!!! : )


    • sim, e claro que tem muito filho que abusa da boa-vontade dos pais… e existe muito pai trouxa tambem . .isso no mundo inteiro!!… mas como julgar o limite?!

      olhando superficialmente, acho que cobrar aluguel é pessimo. Cada familia é diferente, mas o aluguel estabelece uma relacao de negocios… quebra a boa convivencia e nao ensina bom-senso
      Tanto é ruim que aqui eles chamam esse aluguel de “boarding” e nao “rent”, pra nao parecer obrigacao… mas no fim das contas é tudo igual.

      Algum dia quando formos maes vamos saber opinar melhor sobre isso


  3. Eu namoro com um Australiano e ele tem 23 anos,a mae dele tbm cobrava aluguel dele, mas era nada… 75 dolares por semana com comida e tudo, alem do mais ela era solteira e tinha mais outros 2 rapazes em casa. Nao achava injusto. Porem, o que eu percebi muito na Asutralia é que muitos jovens ja sao alcoolicos por nao terem uma orientacao dos pais. Como a Luana mesmo disse, eles saem de casa novos, nao querem mais estudar pq acharam um emprego mediocre, que da pra pagar uma “share house” e suas bebidas e estao satisfeitoscom isso. Eu Amo meu namorado e ele foi a pessoa que me tratou melhor na minha vida, mas as vezes eu queria que ele tivesse mais ambicao e pensasse mais no futuro. ps: Eu tbm nunca cobraria aluguel do meu filho, so se fosse em caso de real necessidade.


  4. Coloquei no Google a seguinte pergunta: “Como combrar dinheiro dos filhos?”. Sou mãe e estou passando por uma situação semelhante. Meu filho tem 23 anos, é autosuficiente, mora sozinho para seu próprio conforto e segurança ao poupar 80 km de viagem diariamente. Como meu carro fica com ele acho justo que ele pague as despesas de seguro, IPVA, DPVAT, licenciamento, já que quem faz uso do carro é somente ele. Eu paguei todas estas despesas. Penso que ele deveria ter o bom senso de se ‘adiantar’ para efeturar tais pagamentos, afinal, ele recebeu educação para ser cortês. Não queria julgá-lo, mas já julgando, falta “semancol”. Penso em repassar estas despesas a ele, tenho receio que isto possa rusgar nossa relação. Sempre o eduquei dura e amavelmente para seu próprio crescimento pessoal. Deu certo. Os frutos quem colhe é ele e para mim fica a satisfação e a alegria. Devo cobrar isto dele?


    • Oi, nao sou psicologa muito menos dona da verdade, mas minha opiniao é a seguinte. Sua decisao de deixar o carro com ele é muito generosa. não sei se seu filho ganha dinheiro suficiente para arcar com essas despesas. Se sim, seria sensato que ele pagasse – mas ao mesmo tempo ninguem espera caridade pela metade. Seu filho deve pensar que manter o carro é a sua maneira de agradece-lo por ja ser tao responsavel e trabalhador tao jovem (com certeza frutos da sua criacao!). Chame seu filho pra uma conversa aberta e sugira que as despesas do carro sejam divididas nos meses iniciais – e depois que ele assuma tudo sozinho. lembre ele de que vc o ajudara se ficar dificil, afinal, mae é mae. Meus pais sempre se colocam a disposicao pra ajudar, e isso me da calma e seguranca.


  5. Eu pago 1/4 do meu salario de aluguel para o meu pai e me alimento do meu bolso nao tenho mae em casa e ainda faço as tarefas…e ai o que vcs me dizem?



Leave a Reply

