h1

Casa de Pobre

07/09/2011

No mesmo quarteirao da minha casa, uma construcao de medio porte comecou a se erguer na mesma epoca que nos mudamos. Como eh do meu interesse saber o que acontece na minha area (sou a maior bisbilhoteira do bairro, isso pode virar post.. defendo meus interesses, mando carta pra prefeitura quando tem problema, faco amizade estrategica com os vizinhos… ), fui la conversar com os peoes de obra pra descobrir o que era.  Ninguem soube explicar, soh disseram que era “obra do governo”.

A area onde moramos eh super residencial, e nem tinha chance de ser escritorios, loja ou nada similar. Contactei a prefeitura e ninguem soube informar. Ai fiquei na expectativa.. e esqueci..

O tempo passou, passou, e a construcao de medio porte comecou a tomar forma.

Pronto, nada mais nada menos que Townhouses (casas germinadas!) otimo. Lindas, otimo pra valorizacao do quarteirao!

Entrava toda semana no realestate.com.au (site local de imoveis) pra ver se as casas estavam a venda ou pra alugar.. e NADA. Continuei com a pulga atras da orelha… mas o charlie nao tava mais aguentando minha falacao sobre as casas.. e eu decidi esquecer do assunto.

Ate que comecei a ver as pessoas que se mudavam pra essas casas tinham uma aparencia estranha… barbas longas, roupas sujas, nada de moveis… as vezes umas cadeiras meio pobres, ou uns pedacos de madeira.. tudo ESTRANHO.

Ai foi conversando com os vizinhos do lado que descobri o obvio: essas casas sao construidas pelo governo pra dar de graca pros mendigos.

Fiquei encucada.. pensava “mas essas casas sao iguais ou melhores do que minha propria casa!!!!!!”

e parei pra observar que casas parecidas existem pela cidade inteira.. pros mesmos objetivos.

Nao gosto de colocar a Australia como um lugar utopico, mas o fato eh de que pobre aqui tem uma vida boa no geral, e uma pessoa soh eh mendigo(a) porque:

-decisoes proprias

-extrema ma sorte mais de uma vez na vida

-temporariamente

-uso de substancias ilicitas de forma descontrolada

No fim das contas vc pode pensar “como vc se sente morando perto dos mendigos?” Eu me sinto otima. e eles nao sao mais mendigos! As casas sao lindas, eles sao no geral muito respeitosos (porque se nao respeitarem eles perdem o direito de morar nessas casas, e as casas sao repassadas pra outros sem-casa). E o que eu mais gosto mesmo eh o fato de que, em um unico quarteirao moram algumas pessoas riquissimas, outras classe media (como eu) e ex-mendigos. E todo mundo co-existe em paz.

Brisbane nao eh um lugar utopico. de fato existem problemas. mas eu acho MUITO legal um ex morador de rua poder morar lado a lado com meu vizinho que tem 4 carros de luxo na garagem, e ainda numa casa melhor do que a dele!

2 comments

  1. Caraca que doideira, adorei ! Ja pensou isso no Brasil?
    Adoro seu blog sempre passo por aqui.
    Bjão!


    • oi sharon!!
      ihh..nem sei se essas casas iam funcionar, ate mesmo em outras partes da Australia.
      que bom! ja passei no seu blog algumas vezes tb, apesar de nao deixar comentario



Leave a Reply

