h1

Australianos e o alcool

30/10/2011

Qualquer atividade social australiana gira em torno do alcool. Não importa sua idade, crença ou hora do dia. Não são duas ou tres cervejinhas ao reunir com colegas/amigos/parceiros de negocios. Exemplo pratico – É assim em um churrasco:

(É esperado que cada pessoa leve no minimo 1 garrafa de vinho por cabeça)

 

-Uma cerveja pra começar e quebrar o “gelo” inicial de qualquer atividade soial

-1 taça de champanhe pra brindar qualquer coisa (sempre tem um motivo qualquer – viagem, o cachorro fez aniversario, nasceu o primeiro dente da criança, etc)

-2 taças de vinho branco

-Vinho tinto sem parar quando a carne é servida

-Dessert Wine ou vinho do porto

 

Ja comentei por aqui que quase todos australianos tem algum vinculo com produtores de vinho ou até mesmo alguma vinicola na familia. Entao o alcool não é so o fator principal dos encontros – mas tambem o ASSUNTO que surge o tempo inteiro. E todo mundo quer dar opiniao sobre os vinhos servidos e comentar sobre suas experiencias e conhecimentos sobre vinho.

 

 E pode parecer que australiano bebe muito – o que é fato, mas nunca tinha parado pra pensar nisso até ontem. Mas tudo é relativo. Os australianos devem achar que latinos bebem pouco.

 

Sabado fomos a um aniversario de criança as 2 da tarde – e a grande maioria das pessoas eram latinas. Vamos combinar que aniversario de criança é um saco até mesmo pros proprios pais. E só os 4 ou 5 australianos presentes estavam bebendo alcool (que eles troxeram! Porque nao estavam servindo nada alcolico), enquanto os latinos bebiam coca-cola!!! Obviamente eu tava bebendo vinho (que eu levei!) porque o Charlie colocou uma garrafa pra gelar no dia anterior só pra essa ocasião…assim como qualquer ocasiao. De fato eu ja estou acostumada a levar vinho pra todo lugar. Mas vou confessar que eu me senti sem graça de estar bebendo vinho enquanto quase todo mundo bebia refrigerante… Só tomei um pouquinho e depois fui tomar Fanta!

 

Dai ontem (domingo) fomos convidados pra ir a casa de uns colegas. Chegando la, tinham uns 7 casais australianos… quase todos com filhos pequenos. O objetivo do encontro que eles fazem semanalmente: beber vinho. E como beberam!! Eu bebi pouquissimo comparado com o resto das pessoas – Eu bebi o seguinte:

 

-1 taça de champanhe

-2 taças de vinho branco

-2 taças de vinho tinto

 

E as mães bebiam tanto – e as crianças pequenas soltas na rua, mesmo com os carros passando. Ja teve até um post polemico por aqui quando eu afirmei que mães australianas são relaxadas. No fim das contas – com todo mundo bebado – todo mundo interagiu de forma muito legal e os papos fluiam.

 

Beber muito assim é ruim? Nao (se vc souber seu limite proprio). É bom? Nao necessariamente. Faz parte da cultura e é o modo como eles encaram reunioes sociais: bebendo.

5 comments

  1. Acho sinceramente que o mundo todo ta assim. As bebidas variam de acordo com o País ou estado talvez …
    Beijão


    • Talvez. Mas pelas pessoas que eu conheco, percebo que latinos/brasileiros bebem menos em certas fases da vida. No Brasil pouquissimas colegas minhas bebem 1 garrafa de vinho diariamente, se é que isso existe.. Ja minhas colegas australianas tomam (com marido, namorado, etc) 1 garrafa de vinho todo santo dia.
      Pode ser que varie entre estados e tal..


  2. Eu ri pra caramba com a leitura desse post, bem gostei dos Australianos… bebem e pronto… Eu gosto muitissimo de vinho e frequentemente estava tomando 3 taças de vinho antes de dormir, a minha mãe dizia que eu estava virando alcoolatra e aí diminui para beber somente 1 vez por semana. As crenças e concepções dela são ainda mais rigidas porque foi criada e vive em interior e mulheres não bebem… Mas adoro beber vinho pra relaxar…acho que vou adorar a Australia, cada dia me convenço mais….


    • haha virando alcolatra? isso signifcaria que a maioria esmagadora aqui é alcolatra!!
      Depende do ponto de vista. Eu acho que o alcool vira um problema quando vc bebe pra esquecer – com frequencia – ou quando altera muito o comportamento da pessoa..
      Tomar vinho a noite nao vejo problema nenhum…
      Aqui dizem que quem bebe 3 taças por dia deve tirar 1 dia de folga (sem alcool) por semana!
      Fala isso com sua mae
      Eu bebo umas 4x por semana, 1 ou 2 tacas por vez..


  3. E ainda dizem que brasileiros bebem muito…. Isso é porque não observam os australianos…



Leave a Reply

