h1

Qual é o nome do seu vizinho?

01/11/2011

Hoje de manhã escutei uma enquete interessante no radio: Quantos nomes de vizinhos vc saberia listar? Quem morou a vida inteira na mesma casa/bairro talvez ache essa discussão ridicula (ou não, não conheço esse cenario!). Mas quem ja mudou bastante – ou se vc passou a vida inteira no mesmo lugar mas seus vizinhos vem e vão com frequencia – vai entender minha curiosidade.

 

Vizinhos são importantes. Vc não precisa virar amigo(a) dos seus vizinhos, e nem vai perder por não conhece-los… mas garanto se caso conhece-los vc tem muito a ganhar.

 

Eu morei em varios lugares…e definitivamente existem bairros mais “amigaveis” do que outros. Hoje faz 11 meses que moro na mesma casa…e sei listar o nome de 5 vizinhos – apesar de ja ter conversado de verdade com pelo menos 10: acho que no meu bairro morar em casa tem essa vantagem..as vezes minha garagem fica aberta o domingo inteiro enquanto fazemos algum projeto/pintura/jardinagem, e os vizinhos passam e sempre querem puxar assunto. Por um lado acho que conheço poucos vizinhos, mas as vezes acho muito considerando que o Charlie nao gosta de fazer esforço pra conversar com estranhos. Hehe. Na minha opiniao morar em uma casa, ao contrario de um apartamento, pode faciliar.. Mas vc pode pensar o contrario. Muitos predios fazem festas e reunioes com o proposito de integrar os moradores.

 

Quando aconteceu a enchente de janeiro em Brisbane, foram meus vizinhos (Até entao desconhecidos) os primeiros a oferecer ajuda ou lugar pra ficar caso necessario. Naquele dia devo ter conversado com uns 20 vizinhos, mas o stress e panico dominavam.. e ninguem chegou a perguntar o nome de ninguem e só tentavamos ajudar.

 

Mas por experiencia propria ja percebi que bairros “amigaveis” sao aqueles com demografia mais ou menos homogenea. No predio em que moravamos no Canada ficamos amigos de casais novos que moravam logo ao lado. E praticamente todo mundo tinha menos de 35 anos. Ja na rua onde moro agora existem familias tradicionais, republicas de estudantes, aposentados.. É uma mistura louca, e vejo que nao existe muita amizade entre vizinhos.

 

E voce? 

3 comments

  1. Morei 28 anos no mesmo prédio, pense. Eu conhecia até os cachorros. Mas aqui ond emoro desde junho, sei o nome de 1 vizinho. Não os vejo, quando os vejo eles são meio mal educados sabe? heiuhuie
    Beijão


  2. Ih… eu to mal nessa enquete. So sei o nome de um vizinho. Mas conheco varios de dar oi e de bater um papo enquanto cuidamos do jardim e moramos nessa mesma casa ha 2 anos.


  3. Acredito que a maioria dos votos se devem a pessoas que vivem em cidades maiores, numerosas e isso justifica o voto, dado que as pessoas passam pouco tempo em casa e não há tempo para convivencia entre vizinhos. No interior conheço os vizinhos porque cresci naquele ambiente. E, Bh ou em Ipatinga não conheço os vizinhos… E isso me faz repensar sobre a vida social que levamos… Beijos amiga e louca pra conhecer a Australia.



Leave a Reply

