h1

Brasileiros são orientais?

19/03/2012

Durante todo o tempo que eu morei no Brasil, sempre tive certeza que brasileiros fazem parte do mundo ocidental – e de que o mundo todo pensava o mesmo. Afinal, na minha cabeça oriental era Japao, China, seus vizinhos asiaticos..etc. Eu pensava que o oriental geralmente se referia a cultura de dominancia asiatica. Ou as vezes eu pensava que poderia se referir ao antigo mundo capitalista x comunista. Correto?

 

Não.

 

Uma coisa super boba que me irrita sobre os australianos é o uso exagerado (e talvez inadequado) das palavras “ocidental” e “oriental” (western e eastern, respectivamente). Isso é algo que eu venho reparando ha muito tempo, mas tem se tornado mais evidente por agora. Outro dia eu tava conversando com um colega do trabalho que disse o seguinte:

 

“Queria muito passar ferias no brasil…mas como vai ser a primeira vez que minha namorada vai sair da Australia, prefiro leva-la a um pais ocidental”.

 

Eu continuei o papo e tal..e depois parei pra pensar nessas palavras (talvez sem noçao) que ele disse. Obviamente ele considerava o Brasil um pais “oriental”? Sera? Tudo bem, ele nao é o unico. Acho que ele queria se referir a um pais com bastante segurança, pra nao chocar a namorada…vai saber.. mas falar “ocidental” nao fez nenhum sentido pra mim.

 

Afinal, o que é ocidental e oriental?  Nem os australianos sabem…Meus pensamentos sao:

 

  • Se o ociental (western) sao paises na parte oeste (west) do planeta, a Australia seria oriental (eastern), ja que fica na parte leste (east).

 

  • Se o ociental sao paises tradicionalmente ricos, entao o Japao deveria ser ocidental? Significa que essa definicao é incorreta.

 

  • Se o ocidental são paises de dominancia anglo-saxonica, entao o Brasil não é ocidental… mas não significa que ele seja oriental. E se esse é o caso, paises como Italia (nao anglo-saxao) tambem seriam orientais.. Significa que essa definicao tambem é incorreta.

 

  • Se o ocidental sao paises de pessoas de origem pele branca, entao russos seriam ocidentais, assim como os croatas, por exemplo? Essa definicao é incerta e nao vale, uma vez que existem algumas pessoas de pele branca no Brasil.

 

Na verdade, depois de fazer uma pesquisa rapida sobre ocidental x oriental, descobri que a classificacao de uma nação depende do contexto em que as palavras estao sendo usadas. Nao se pode afirmar que o pais X é 100% oriental ou vice-versa.

 

Na duvida eu evito usar essas palavras.

 

 

2 comments

  1. Curiosidade interessante!!!!
    Nunca parei pra pensar e questionar isso. Pra mim o mundo era dividido ao meio, como nas longitudes. Como a longitude zero fica na Europa, a oeste era o ocidente e pra lá, leste, oriente. Até pq oriente é onde o sol nasce, que é no leste. Nunca achei que pudesse não ser isso rsrsrs
    Mas se depender do ponto que vc está, realmente muda tudo e aí somos o oriente na Austrália no mapa mais usado eheheheh
    Uma pergunta, o mapa que estuda o mundo na Austrália é como das longitudes ou a Austrália fica no meio?

    Bjosss


    • Eu tambem pensava em longitude igual vc.. ai caiu a ficha que na verdade ocidental/oriental tem muito mais a ver com a cultura, comportamento, ideologias do que com a posiçao no mapa.
      E em questao de comportamento o brasil é bem ocidental – mas nao 100% (assim como outros paises pelo mundo afora)

      Muito dos mapas usados aqui nas escolas, inclusive o que tem aqui na parede do escritorio, mostra a Asia no meio.. a asia como centro de tudo… e, asism, vc tem razao.. a noção de ocidente e oriente mudam completamente

      essa discussao da o que falar



Leave a Reply

